BAZINGA! Nem tudo é uma piada. A pandemia chegou e ainda prevalece afetando negócios e organizações por onde passa. A crise instalada chegou a afetar a bolsa de valores, construção civil, alimentação, energia, saúde, etc. Porém, quais são as oportunidades que podem surgir nesse momento? Quais os desafios que teremos que enfrentar? E como será o processo de adaptação frente a incerteza da saúde mundial? Veremos a seguir quais as oportunidades e desafios podemos encontrar em Produtos no Pós-pandemia.
Primeiramente, é importante notar que, a forma pela qual assimilamos a primeira notícia, pode ter afetado todos os setores de maneira geral. Contudo, a forma como podemos observar “o copo meio cheio” pode eventualmente, beneficiar o olhar de uma pessoa de produto.
Observem por exemplo, alguns fatos interessantes: a quantidade de pessoas que aprenderam a estudar dentro de casa, uma vez que, nesse sentido, cresceu quase 40% só nos últimos 3 meses, teve que ser entendido como positivo (por pessoas que achavam EAD menor ou pior que o ensino presencial por algum motivo).
Pós-pandemia e Produto: oportunidades
Esse mercado cresceu tanto que a Magazine Luiza recentemente comprou a comSchool, e com isso, seu papel subiu tanto, que passou de R$ 100,00 e a empresa teve que realizar desdobramento 1:4 nas suas ações para poder receber mais investimento e tornar seu papel acessível novamente.
“Em meio à pandemia, Zoom cresce 169% e tem receita recorde em um trimestre”. Segunda a Starte-se, a empresa foi uma das que mais estava preparada e adaptada para o momento mundial.
Ter uma visão de produto em qualquer cenário, de antemão, significa estar atento a oportunidades, bem como, idear situações ideais, em que o problema gere uma solução e a partir disso, experimentá-la, a fim de colher resultados e melhorar novamente. Essa é uma das técnicas que usamos em nosso processo de concepção, a essa atividade chamamos Árvore de Oportunidade de Soluções. Ideado inicialmente pela guru em Product Discovery Tereza Torres e muito usada com atividades dentro da nossa carteira de serviços.
Pós-pandemia e desafios
Nosso grande desafio agora é enxergar quais oportunidades podem ser identificadas no momento e gerar valor sobre elas o mais rápido possível. Essa visão de produto é muito o que um especialista de produtos tem aqui e busca a cada dia estar atento para não deixar escapar.
Concepção é um dos serviços que constantemente aplicamos aqui dentro do CITi. Com o qual você pode chegar com uma ideia na qual você tem muita certeza que vai dar certo, mas, que ainda assim, nunca conseguiu tirar do papel. Nesse processo aplicamos técnicas de Discovery que podem levar a viabilidade do seu projeto já ser aplicado ao mercado em poucos meses.
Gostou desse conteúdo?! Então, definitivamente você deve ler: Como Criar Produtos Que Fazem A Diferença Para O Cliente? Sob o mesmo ponto de vista, veja também: O que é Product Discovery? São temas que achamos que você pode gostar! Acesse também nosso serviço de Concepção de Soluções Digitais.
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