RISCOS DE CRIAR UM NOVO NEGÓCIO

Durante a pandemia foi possível perceber duas situações, em relação ao empreendedorismo, de um lado temos pessoas que perderam seu emprego e estão em instabilidade. E do outro lado pessoas que criaram um negócio e tiveram uma grande ascensão financeira. Nesse sentido, quero te mostrar os possíveis riscos de criar um novo negócio

Com isso, foi possível perceber uma grande quantidade de pessoas tentando começar um novo negócio. No entanto, essa jornada trouxe incerteza, como por exemplo, mas problemas financeiros para os novos empresários e a ideia vai por água abaixo. Mas porquê alguns negócios dão certo e outros nem saem do papel? Quais são os principais riscos de criar um novo negócio? E como posso desviar desses riscos e criar um negócio bem sucedido?   

POR QUE NEGÓCIOS QUEBRAM? 

Segundo IBGE, cerca de 21% das empresas fecham no seu primeiro ano de operação e das que sobrevivem 30% irão fechar após 5 anos.  Mas porque isso acontece? Os dois principais motivos encontrados pela CB Insights para esse problema são a falta de dinheiro para continuar o negócio e foi criado algo que o mercado não precisa. E essas duas causas podem estar relacionadas, vamos imaginar a seguinte situação:

Joãozinho, que sempre trabalhou CLT, por conta da pandemia, agora está desempregado. Ele pegou todo o dinheiro que tinha para criar um novo negócio. João adora tapioca e não acha bom as que tem perto da casa dele, então decide abrir a Tatapipoca. Contratando dois funcionários e fazendo uma grande encomenda com o distribuidor, Joãozinho aluga um espaço perto de casa e investe quase todo dinheiro nesse empreendimento.

 Chega no fim do primeiro mês, Joãozinho consegue pagar todos os funcionários, porém os próximos meses são mais difíceis. Como ele nunca estudou como administrar uma empresa e as contas estão se confundindo, ele tira dinheiro do negócio para pagar as contas pessoais. E não se lembrou dos impostos a serem pagos por ter contratado seus funcionários. Acabou que com esse desentendimento não conseguiu pagar a parcela da construção do local e criou dívida com o banco.

 Sendo que, a tapioca dele não teve adesão, o concorrente sabia fazer um marketing melhor, também a Tatapipoca não estava nas plataformas de delivery e várias outras pessoas começaram a abrir um negócio de tapioca, pelos mesmo motivos que Joãozinho além da alta demanda desse setor e ele nem percebeu a quantidade de concorrência que tinha. Acabou que a sua loja está com muitas dívidas sendo a única coisa que lhe restava foi fechar sua loja de tapioca para não piorar sua situação.

 A IMPORTÂNCIA DE ANALISAR O MERCADO EMPREENDEDOR 

Agora vamos entender alguns erros que você ou algum conhecido pode ter cometido ao criar sua micro empresa. O primeiro ponto é: ele não estudou o mercado, o pensamento foi  ” eu gosto de tapioca, como todos os dias, então posso criar uma empresa de tapioca e vou ganhar muito dinheiro porque todos os dias vai ter gente comprando’, mas ele não analisou os concorrentes, quantas empresas de tapioca realmente são necessárias no mercado? Qual o diferencial que ele está entregando? 

ESTUDO DE MERCADO

Fazer essa análise, seja por conta própria ou com ajuda de uma consultoria, se chama de estudo de mercado. Conhecer como você pode se inserir e qual o tamanho do mercado que você pode atingir, são perguntas importantes antes de começar um negócio.

 Imagina o pensamento desse empreendedor: “não existe nenhuma rede social em que você só se comunicar com áudio gravados, então vou criar porque terá muito sucesso e afinal não existem concorrentes, na realidade esse pensamento é falho. Questionamentos são necessários, como por exemplo, se não existe nada parecido com esse negócio, qual é o motivo dele está sendo criado? Será que todas as soluções que já estão no mercado são essenciais? 

Você também consegue perceber que não foi uma boa ideia pegar todo o dinheiro que ele tinha para abrir um negócio? Foi bastante arriscado, principalmente na função de empreender. Grandes empresas como a Méliuz, gastou milhões na contratação de equipe, na criação de um produto que não foi lucrativo e que não teve adesão no mercado. 

MVP

E ele mostra a importância de um MVP (Mínimo Produto Viável, tradução de Minimum Viable Product), em que você cria de forma rápida, barata e simples algo que pode refletir o valor que você quer entregar com a sua nova empresa, mas não terá todas as funcionalidades e nem estará completo, porém terá o suficiente para testar se a sua solução terá adesão do mercado.

Veja o caso do Arquiteto de Bolso, que para testar se a solução deles teria adesão no mercado eles iam até o cliente na loja e pedia para ligarem para a solução deles, e quando eles ligavam eles atendiam e começava a trabalhar a parte de arquitetura do cliente na loja mesmo, dando a melhor opção de compra para ele. E esse foi o propósito dele, será que as pessoas sentem dificuldades de escolher a melhor solução para a minha obra quando estou na loja? 

Ainda sim, eles estavam certos, quando as pessoas se deslocavam até as compras, sentiam dificuldade de escolher os móveis que seriam ideais. E com o MVP tiveram uma resposta positiva do mercado, validando assim sua proposta de valor passando para um ambiente mais interativo da solução deles.

Observe, que ele testou sua proposta de valor de maneira gratuita, apenas com ligação e observando se as pessoas ficavam satisfeitas. Após isso, ele começa a construir um aplicativo para sua empresa, e tendo o mindset (maneira de pensar) de MVP, ou seja, tendo o menor esforço possível para validar se algo é necessário. 

A construção de um aplicativo ou web site dura um bom tempo, e imagina chegar no dia do lançamento após  investir dinheiro e tempo, o resultado não ficar de uma maneira intuitiva para o cliente, e acabar  não se tornando o que você pretendia e no final ter que mudar tudo.

CONCLUSÃO 

 Portanto, é por isso que dentro do CITi, temos a fase de concepção. Em que primeiro avaliamos toda a ideia, fazendo pesquisas de mercado, para assim co-construir como será o website. E durante todo esse processo continuamos a fazer testes e tendo sempre a ideia de MVP.  Para que quando chegar na parte de desenvolvimento seja mais direto e que a chance de grandes modificações sejam mínimas. 

Acredito que você tenha entendido os dois principais pontos dos riscos de criar um negócio, 

  • Problemas financeiros;
  • Não estudar o mercado e por consequência ter uma grande quebra de expectativas e não obter o resultado esperado. 


Então deve-se focar muito na criação de um MVP, independente do seu negócio, seja digital ou uma pequena empresa. Para a leitura indico o livro “startup enxuta” do Eric Ries, que fala como sua empresa pode ter o mindset de MVP. Caso você esteja precisando de um MVP, ou validar sua ideia para entender se o mercado vai aderi-la entre em contato com o CITi, vamos estar lhe mostrando o que é melhor para você ter sucesso no seu empreendimento e saber como você pode se estabelecer no mercado.

Curtiu esse Artigo?

Você também pode se interessar por esses:

Por que realizar o processo de Concepção antes do Desenvolvimento?

Pós-pandemia e Produto: oportunidades e desafios

Autor

André Campos

Posts relacionados