Startups Unicórnios: as novas empresas bilionárias

Mulher negra empresária com telefone no ouvido

O que é Startup Unicórnio?

De início, a origem do curioso nome vem do artigo da investidora estadunidense Aileen Lee, no qual ela equipara as startups trabalhadas em seu texto com a figura mitológica do unicórnio. Certamente, essa comparação se deu pelo fato de as empresas citadas serem tão raras quanto as criaturas mágicas nas lendas. Mas, afinal, qual o conceito desse termo? Bem, Startups Unicórnios são aqueles negócios que chegam a valer 1 bilhão de dólares antes mesmo de serem cotados na bolsa de valores.

Em 2013, apenas 37 empresas se enquadravam no termo cunhado por Lee, entretanto, hoje, esse número é quase 28 vezes maior, segundo o CB Insight, e seus modelos de negócio são os mais variados possíveis. Dentre eles, destaca-se o Marketplace, ou shoppings virtuais, que funcionam de acordo com a oferta e demanda. Em segundo lugar, vem o SaaS, em tradução livre: Software como serviço, no qual o principal produto é o trabalho em nuvem. E, por último, as Fintechs, os famosos bancos digitais, como o Nubank e o Banco Inter.

Pois é, os unicórnios estão se multiplicando e a sua startup pode ser a próxima à entrar na casa do bilhão! Mas antes, vamos descobrir quais as características que esses empreendimentos têm em comum?

Características dos Unicórnios

  • Inovadores: Estudar tendências e analisar dores do mercado do século XXI são as bases fundamentais das empresa que chegaram na casa dos dez dígitos. Portanto, ser inovador não é opcional, é pré-requisito!
  • Cliente no centro: O UX, ou experiência do usuário, é um ponto central na estrutura organizacional de um unicórnio, afinal, um cliente satisfeito é a melhor propaganda para o seu negócio.
  • Networking: Na era da informação, é essencial ter bons contatos, pois eles podem ser o diferencial que a sua startup precisa para torna-se única no mercado.
  • Equipe diversa: Por fim, ao olharmos para essas empresas bilionárias, percebemos diversidade. Sim! Ter um time diverso é essencial na construção de uma solução inovadora e inclusiva.

Equipe de trabalho com pessoas diversas, discutindo sobre a sua startup.

Brasil: Celeiro de Unicórnios

Esse termo pode parecer divertido, mas carrega muito significado para os empreendedores brasileiros. A expressão “celeiro de unicórnio” indica que o Brasil é uma terra fértil para produzir startups inovadoras e bilionárias. Por isso, iremos citar agora as três principais empresas em destaque no cenário nacional.

1. Ifood

O aplicativo brasileiro recebeu investimentos das empresas Naspers e Innova Capital e foi comprada, em 2014, pela Movile. Juntamente com a compra, veio um aporte financeiro de mais de 400 milhões de dólares. Além disso, a bilionária lidera o ramo de entrega de alimentos no Brasil e é um case de sucesso sobre como contornar as adversidades com tecnologia.

2. Quinto andar

Unicórnio desde setembro de 2019, a empresa responsável por mediar relações entre senhorio e inquilino recebeu 250 milhões de dólares em uma rodada de investimento liderada pelos seus parceiros SoftBank e Dragoneer. Hoje, a startup fecha mais de 4000 contratos por mês e está tomando conta do segmento imobiliário nacional.

3. Loggi

Por último, com uma arrecadação de 150 milhões de dólares em uma rodada de investimentos liderada pela SoftBank, a Loggi é um negócio que oferece serviços de entrega através de motoboys, fundada pelo francês, Fabien Mendez, em São Paulo.

Conclusão

Em suma, o número de Startups Unicórnios estão aumentando e o seu negócio pode fazer parte desse grupo de empresas inovadoras e bilionárias. Afinal, o CITi está do seu lado para o que precisar!

Se você gostou desse conteúdo, leia também nosso blog post sobre “O que é Design Thinking e como aplicar?” e se inscreva na nossa Newsletter, no final da página, para não perder os próximos conteúdos exclusivos sobre startups e transformação digital.

Autor

Heitor Guimarães

Quer saber mais sobre nossos serviços? Conheça nossa Concepção de soluções digitais!

Posts relacionados